O governo de São Paulo assinou nesta terça-feira, na comunidade de Paraisópolis em São Paulo, o contrato entre o Estado e a Caixa Econômica Federal de financiamento de R$ 1,082 bilhão para obras da linha 17-Ouro da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô. Dessa maneira, R$ 2,86 bilhões serão investidos nesta fase de expansão do Metrô.
Os recursos serão usados na construção de 21,6 km de linhas, 20 estações e dois pátios, além da compra de 28 trens. O governo terá três anos de carência e mais 30 anos para pagar o financiamento à Caixa Econômica Federal.
A previsão de entrega da linha Ouro é para a metade de 2013. Ela terá capacidade para transportar cerca de 550 mil pessoas por dia na capital paulista e será dividida em três trechos: da Estação Jabaquara até o aeroporto de Congonhas como primeiro trecho; uma ramificação saindo da estação Jabaquara, e outra com saída no aeroporto de Congonhas com destino à estação Morumbi da CPTM como segundo; e a estação Morumbi da CPTM à futura estação São Paulo - Morumbi do Metrô como terceiro.
A linha vai cruzar avenidas da zona sul, como Washington Luís, Berrini, Chucri Zaidan, Roberto Marinho, Marginal Pinheiros, Giovanni Gronchi, João Jorge Saad e Francisco Morato. Ela também vai operar todo seu trajeto em monotrilhos na superfície.