Os psicólogos comemoram a sua categoria no dia 27 de agosto. São esses profissionais, conhecedores da mente humana, os responsáveis por amenizar as dores e os sofrimentos da comunidade, apesar de ainda haver preconceitos quanto à busca da ajuda de um psicólogo.
Esse profissional pode atuar em diversas áreas, como saúde, educação, empresas e instituições, sempre com o objetivo de ajudar na solução das questões trazidas ao consultório visando uma melhor qualidade de vida, sentido de realização pessoal e vivência em grupo.
A sociedade contemporânea, por muitos descrita como narcisista e competitiva, vem desenvolvendo uma mudança de visão individualista para coletiva. Nesse processo, a intervenção do psicólogo é significativa, visto a dificuldade que se tem da compreensão e solução das questões interpessoais nos diferentes papéis exercidos em família e na comunidade.
Muitos dos preconceitos foram superados e, com isso, as pessoas já buscam assessoria psicológica de forma preventiva. Num mundo em constante mudança, é importante ressaltar a necessidade de esses profissionais buscarem sempre a atualização do seu conhecimento e técnicas de abordagem e, assim, poderem exercer melhor, com firmeza e honestidade de propósitos, o compromisso assumido.
A psicologia é uma arte que busca elevar a criatura humana auxiliando-a na superação dos seus limites e no desenvolvimento do seu melhor, buscando sempre a união entre os homens e os povos.
(*) Erica Brandt Psicóloga e terapeuta