O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, elogiou neste sábado em seu discurso de posse o trabalho de seu antecessor, Álvaro Uribe, que, para ele, devolveu aos colombianos "a esperança" e estabeleceu as bases para um país próspero.
"Quero fazer também uma homenagem especial, do fundo do meu coração, a um homem que brilhará na história da pátria como aquele que devolveu aos colombianos a esperança no amanhã e a possibilidade de percorrer sem medo nosso formoso país", afirmou Santos.
Santos ressaltou que as próximas gerações descobrirão com admiração que foi a liderança do presidente Uribe que fixou as "bases para um país próspero e em paz onde viverão".
De acordo com Santos, Uribe "é um colombiano genial e único", e disse que ele e sua família "deixaram um país onde é possível falar de progresso, de prosperidade, de futuro e de paz".
Em um dos momentos mais aplaudidos de seu discurso, Santos se mostrou orgulhoso por ter herdado o legado de Uribe e afirmou que lutará para "consolidar e acrescentar sua imensa obra de governo".
Ele destacou que não retrocederá no caminho percorrido e que, tal como prometeu em sua campanha, avançará "da segurança democrática rumo à prosperidade democrática".
O novo presidente também elogiou a esposa de Uribe, Lina Moreno, a quem qualificou de "mulher excepcional" que trabalhou "com dedicação e discrição pelas causas mais justas".