Oito horas de aulas de Primeiros Socorros foi o necessário para salvar a vida do aposentado Antônio César Genare Denis, de 66 anos, e tornar os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb), Roberto Soares de Souza e Gerson Lacerda Pereira, verdadeiros heróis. No dia 11 de junho, enquanto tratava da exumação dos ossos do pai no Cemitério Municipal, Antônio César teve um principio de infarto e mal súbito, sendo reanimado pelos trabalhadores Roberto e Gerson.
Os dois funcionários da Divisão de Iluminação Pública, tinham concluído há poucos dias o curso de Norma Regulamentadora (NR-10), promovido pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho de Praia Grande (Sepros), que tem em sua grade curricular aulas de primeiros socorros.
O trabalhador Roberto Soares, que realizava serviços elétricos no Cemitério, explicou como aconteceu o salvamento. “Assim que eu vi o senhor Antônio percebi que estava passando mal. Logo ele caiu no chão e ficou sem respirar. A pele começou a ficar roxa”, explicou. O funcionário então executou a massagem cardíaca. “Na primeira vez não adiantou. Pensei que tínhamos perdido o senhor, mas meu amigo Gerson me incentivou a continuar, falando que íamos conseguir, e na segunda massagem ele voltou a respirar. Foi um milagre”, afirmou Roberto.
Segundo a chefe da Seção Cemitério, Marcela Souza Pereira, a ambulância chegou minutos depois. “Eu acompanhei o senhor Antônio até o Hospital Municipal da Cidade e contatei a família. O médico me explicou que ele estava fora de perigo, apesar do princípio de infarto, mas que só sobreviveu devido ao atendimento rápido dos funcionários da Sesurb”, afirmou.
Por recomendações médicas, além de remédios, o aposentado precisará de repouso total e uma bateria de exames.
Sulamara Hoffmann Becker, companheira de Antônio há 37 anos, explicou que a saúde do marido foi um presente. “Esse milagre foi comemorado por diversos motivos, pois além dele ter completado 66 anos uma semana após o ocorrido, no dia 12 era dia dos namorados e casamento do nosso filho. Graças a Deus ele teve aqueles funcionários para ajudá-lo exatamente naquela hora”, explicou.
Norma Regulamentadora 10 - O curso de NR-10 oferecido pela Sepros é voltado para profissionais eletricistas e trata-se de complemento qualificatório para a ascensão na área. As aulas são ministradas na Escola Profissionalizante Dr. Sérgio Mainente e após o término o aluno recebe certificado do SENAI.
A NR-10 se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas, estabelecendo as medidas de controle de risco de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho. O curso inclui aulas sobre riscos elétricos, prevenção e combate a incêndios e aulas de primeiros socorros. O curso tem a duração total de 40 horas.
Segundo a secretária de Serviços Urbanos, Raquel Auxiliadora Chini, a pasta está buscando alternativas para possibilitar aos funcionários cursos profissionalizantes. “A especialização dos trabalhadores traz só benefícios para a população. Eles ficam mais qualificados e adquirem conhecimentos em diversas áreas de atuação”, explicou.