Cerca de 3 mil servidores de Praia Grande participam, até a próxima sexta-feira (23), da 7ª Semana do Educador de Apoio, direcionada a todos aqueles que, de alguma forma, estão ligados ao andamento das unidades escolares, como merendeiros, serventes, agentes administrativos, inspetores de alunos e atendentes de educação, entre outros. Com o tema “Na onda da Educação, integração é a solução”, o evento envolve palestras, apresentações teatrais, dinâmicas, debates e outras atividades.
A iniciativa visa valorizar o funcionário, elevar sua autoestima, promover motivação profissional e conscientizá-los da importância de seu papel na educação das crianças, ainda que de forma indireta. “Mesmo não exercendo trabalho pedagógico, este profissionais influenciam a formação do aluno, pois convivem com eles no dia a dia”, afirma a chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc), Sandra Regina Lima Galvão. “Muitas vezes, eles criam laços afetivos com o aluno e sua família, fazendo a diferença na vida dessas crianças”.
Sandra ressalta que Praia Grande é a única Cidade a realizar uma semana de valorização desse profissional. “É comum vermos, em outros municípios, eventos de capacitação de professores, mas não desses profissionais. Aliás, a nomenclatura ‘educador de apoio’ só é utilizada em Praia Grande”.
O subsecretário de Gestão Administrativa da Seduc, Roberto Andrade e Silva, conhecido como Betinho, enfatiza a necessidade de valorizar e capacitar esses servidores. “Todos nós, funcionários da Educação, estamos ligados ao desenvolvimento de uma geração. Se pararmos para refletir que as crianças de hoje são as pessoas que estarão à frente da Cidade e do País daqui alguns anos, concluímos que é muito grande a responsabilidade que está sobre nossas mãos. Por isso, esperamos que essa seja uma semana fantástica, que proporcione muitos momentos de reflexão e busca pelo aperfeiçoamento e qualidade do trabalho oferecido ao munícipe, que é o nosso cliente”.
Programação – Na segunda-feira (19), primeiro dia do evento, as atividades ocorreram nas escolas municipais, incluindo dinâmicas, brincadeiras, discussões, entre outras ações. Na escola Layde Rodrigues Reis Loria, por exemplo, os funcionários almoçaram juntos, num momento de confraternização, participaram de dinâmicas e assistiram filme motivacional. “Conversamos sobre a importância de se trabalhar com amor”, disse a diretora da escola, Elaine Garcia Conde, que fez o almoço para seus funcionários. “Fazer a comida dá trabalho, mas resulta em prazer. A idéia foi mostrar que através do trabalho, podemos obter prazer, se trabalharmos com amor”.
Os educadores aprovaram as atividades. “Foi uma ótima oportunidade de estarmos todos reunidos, aprendendo novas idéias e passando experiências uns para os outros. Essa semana nos traz ensinamentos que levamos em nossa bagagem para aplicarmos no cotidiano”, reflete a atendente de educação, Juliene da Silva Melo.
Os agentes administrativos que atuam na sede da Seduc se reuniram no auditório Jornalista Roberto Marinho. Apesar de não atuarem dentro das escolas, são considerados educadores de apoio por contribuírem com o bom andamento das unidades escolares. Depois de praticarem exercícios de alongamento, eles ouviram palestra sobre a importância da integração e espírito de equipe no ambiente de trabalho, ministrada pela pedagoga e chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Seduc, Fátima Miranda. “Esse tipo de palestra abre nossa mente e amplia nossa visão, trazendo idéias que podem ser aplicadas em nossa vida profissional e pessoal”, afirma a recepcionista Roselaine Fernandes.
Nos dias 20, 21 e 22, o evento ocorre em três pólos: Colônia de Férias dos Vendedores e Viajantes, Palácio das Artes e Casa de Portugal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Nessas datas, ocorrem palestras com Alexandre Camillo e Marcelo Karan e a encenação de uma peça retratando o cotidiano escolar com a Cia Paulista de Teatro. As palestras tratam de temas como autoestima, comunicação e relações no ambiente de trabalho. Na sexta-feira (23), as atividades serão desenvolvidas novamente nas unidades escolares e na sede da Seduc.
|