O Hospital Irmã Dulce recebeu a visita de uma comitiva formada por enfermeiros e assistentes sociais, entre outros profissionais do Hospital Bertioga. As duas unidades são gerenciadas pela Fundação do ABC (FUABC). Inaugurada em 2008, a unidade de saúde praiagrandense já funciona como referência para as demais cidades da região nos serviços prestados à população.
O grupo foi recebido pelo gerente de Enfermagem, Adilson Teixeira; pela gerente de Ensino e Pesquisa, Sônia Angélica Gonçalves e pela coordenadora de Serviços de Apoio ao Paciente, Marisa Paiva. A comitiva de Bertioga percorreu todas as instalações do Irmã Dulce.
O superintendente de Bertioga, Jurandyr José Teixeira das Neves, destacou que tem o Irmã Dulce como referência na região. “A Fundação tem organizado essas reuniões no sentido de trocar experiências e uniformizar uma série de procedimentos”, disse.
Informações detalhadas de iniciativas pioneiras como o parto humanizado, estimulado pelo uso da bola de Pilates e banho morno; brinquedoteca, pet terapia e visita aberta foram transmitidas aos visitantes.
Hospital Irmã Dulce – Desde agosto de 2008, o Hospital Irmã Dulce é gerenciado pela FUABC no modelo de OSS (Organização Social de Saúde). Inaugurado em maio daquele ano, o Hospital incorporou aos trabalhos a experiência de mais de 40 anos em gestão de serviços de saúde ancorados no ensino, pesquisa e assistência da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Em mais de 11 mil m² de área construída, o Irmã Dulce ocupa prédio novo com seis pavimentos (cinco andares mais o térreo) e parte das instalações da antiga Santa Casa, totalmente reformadas.
A unidade atualmente opera com 198 leitos, sendo 148 do Município e 50 do Estado. Conta com UTI Adulto, Infantil e Neonatal, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, Maternidade, Farmácia, Ala de Internação Pediátrica com Brinquedoteca, Clínicas Médica e Cirúrgica, entre outros setores.