Apresentada durante a Computex, que acontece em Taipei, em Taiwan, a plataforma Canoe Lake, da Intel, permitirá a produção de netbooks ainda mais compactos.
De acordo com o site i4u News, os netbooks Canoe Lake têm apenas 14 milímetros de espessura - 50% a menos do que os netbooks tradicionais - e aquecem menos em funcionamento.
Em termos comparativos, o site The Register lembra que o notebook ultrafino da Dell, o Adamo, tem 16,5 milímetros de espessura, e o MacBook Air, da Apple, chega a "enormes" 19,5 milímetros.
Coincidentemente, a Hitachi anunciou que também está trabalhando no desenvolvimento de discos rígidos mais compactos - a intenção da empresa é produzir discos de armazenamento de 7 mm de espessura. Os novos Z7K da Hitachi, todavia, não verão a luz antes de agosto deste ano.
Assim como os discos da Hitachi, não há previsão para lançamento de alguma máquina que use a plataforma Canoe Lake, embora já se diga nos bastidores que grandes empresas já estão se movimentando nessa direção.