O Corinthians sofreu, mas bateu o Fluminense por 1 a 0 neste domingo, no Pacaembu. O resultado mantém o time alvinegro na liderança do Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamento após três rodadas. Já o time tricolor segue com apenas três pontos.
Sem Ronaldo, lesionado, a equipe do técnico Mano Menezes garantiu o triunfo logo aos 11min de jogo, com gol de Chicão. Já a de Muricy Ramalho, que teve a estreia do lateral Carlinhos e o retorno do atacante Fred, recuperado de apendicite, pressionou, especialmente na etapa final, mas não evitou o revés.
Os dois times fizeram um jogo aberto e movimentado no primeiro tempo. Empurrado pela torcida, o Corinthians tomou mais iniciativa e abriu o placar logo em sua primeira chance clara de gol: Chicão cobrou falta com categoria da direita e acertou o canto esquerdo de Rafael.
O Fluminense, contudo, não sentiu o gol e teve boas oportunidades de empatar até o intervalo. Na melhor delas, Fred subiu sozinho na pequena área, mas cabeceou para fora. Seu companheiro Rodriguinho também tentou e parou em boa defesa de Felipe. Do lado alvinegro, Moacir cruzou, a bola passou por Rafael e ninguém apareceu para completar.
As equipes voltaram sem alterações para a etapa final e os cariocas dominaram. Aos 4min, Diguinho cruzou e Fred desviou de carrinho - a bola tirou tinta da trave. Logo depois, Leandro Euzébio desviou escanteio de cabeça e obrigou Felipe a salvar o Corinthians.
O time alvinegro reequilibrou as ações aos poucos, mas não conseguiu oferecer perigo e ainda deu espaços ao rival. Aos 19min, o árbitro marcou pênalti de Felipe sobre Fred, mas a jogada foi anulada porque o auxilar apontou impedimento. Os donos da casa ainda sofreram pressão no fim, mas asseguraram os três pontos.
Ambos os times voltam a campo na próxima quarta-feira. Às 20h30 (de Brasília), o Fluminense faz seu primeiro clássico sob comando de Muricy contra o Flamengo, no Maracanã. Um pouco mais tarde, às 21h50, o Corinthians visita o Grêmio Prudente.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 1 x 0 Fluminense
Gols
Corinthians:
Chicão, aos 11min do primeiro tempo
Ponto Forte do Corinthians
Bolas paradas. Levou perigo tanto com Chicão como Roberto Carlos
Ponto Forte do Fluminense
Mostrou velocidade no ataque e pressionou em busca do empate no segundo tempo
Ponto Fraco do Corinthians
Caiu de produção na etapa final e foi dominado na maior parte do tempo
Ponto Fraco do Fluminense
Abusou dos erros de passe no meio-campo nos dois tempos
Personagens do jogo
Chicão, autor do gol da vitória alvinegra, e Felipe, que evitou o empate com boas defesas
Lances polêmicos
-Aos 36min do primeiro tempo, Rodriguinho foi acionado no ataque, entrou na área e finalizou para o gol. O árbitro anulou o lance e marcou impedimento inexistente. Antes disso, os tricolores reclamaram que a falta que original o gol de Chicão, sobre Dentinho, não aconteceu
-Os corintianos pediram um pênalti sobre Defederico após tabela com Souza no segundo tempo. O árbitro não deu a infração e ainda puniu o argentino com amarelo
Esquema Tático do Corinthians
4-3-3
Felipe; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei (Tcheco) e Elias; Jorge Henrique, Souza (Paulo André) e Dentinho (Defederico). Técnico: Mano Menezes
Esquema Tático do Fluminense
4-4-2
Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos (Alan); Diogo, Diguinho, Marquinho (André Lima) e Conca; Rodriguinho e Fred. Técnico: Muricy Ramalho
Cartões Amarelos
Corinthians: Jucilei, Ralf, Defederico e Jorge Henrique
Fluminense: Leandro Euzébio e Diguinho
Árbitro
Leonardo Gaciba (RS)
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)