Os munícipes de Praia Grande ainda podem tomar gratuitamente a vacina contra gripe influenza H1N1 nas unidades de saúde. A campanha se encerra nesta sexta-feira (21). Na Cidade, a ação é coordenada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Até o momento, mais de 65 mil pessoas já receberam a dose. Todas as faixas etárias envolvidas na campanha ainda têm oportunidade de utilizarem o serviço. São elas: pessoas com 60 anos ou mais com doença crônica e entre 30 e 39 anos de idade.
Só no último dia 8, com a realização da campanha Dia ‘D’, mais de 5 mil pessoas foram vacinadas. Além das unidades de saúde, os interessados contaram também com postos volantes espalhados pelo Município durante a atividade.
Recentemente foram vacinados funcionários que trabalham no Hospital Municipal Irmã Dulce, gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC), e equipes de serviços terceirizados que atuam no local. Juntamente com a dose, os profissionais também receberam orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Entre as instruções, destaque para utilização de equipamentos de proteção individual e lavagem minuciosa das mãos, entre as medidas preventivas.
Influenza - Doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A (H1N1), a nova gripe, inicialmente chamada de gripe suína, envolve um novo subtipo do vírus transmitido por meio de tosse, espirro e contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Tenda – Em 2009, Praia Grande montou estrutura especial para melhor atender a população e combater os casos de influenza, principalmente a do tipo A (H1N1), conhecida como a “nova gripe”. O PS Quietude recebeu tenda para o atendimento diário, que ocorreu das 7 horas até aproximadamente 22 horas. A iniciativa da Prefeitura de Praia Grande ocorreu por meio da Sesap.