O São Paulo garantiu nesta quarta-feira sua vaga para as semifinais do Campeonato Paulista. Jogando no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, o time do técnico Ricardo Gomes derrotou o Santo André por 3 a 1 e assegurou a quarta e última vaga do G-4 do torneio estadual.
Com a vitória, os são-paulinos foram a 36 pontos e asseguraram o quarto lugar - o Grêmio Prudente é o terceiro com 37, enquanto Corinthians e Portuguesa, que também pleiteavam a vaga, ficaram respectivamente com 35 e 31. O Santo André, que já estava classificado e com o segundo lugar garantido, seguiu com os mesmos 37 pontos.
Melhor em campo diante do Santo André, o São Paulo não tardou a abrir o placar em Piracicaba. Logo aos 8min do primeiro tempo, Washington recebeu o lançamento de Junior Cesar na direita, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Júlio César.
O Santo André até esboçou uma reação aos 17min, em tentativa de cobertura do artilheiro Rodriguinho - Rogério Ceni, porém, defendeu sem sustos. No entanto, três minutos depois, o São Paulo voltou a marcar. Desta vez, com Dagoberto, que recebeu o lançamento de Hernanes, dominou na área e bateu com categoria na saída de Júlio César, que saiu mal na bola e deixou o gol desprotegido.
Mesmo acuado, o time do ABC chegou a ameaçar o gol tricolor aos 28min, em chute rasteiro e de pouco perigo dado por Branquinho. Mas o gol azul só foi sair aos 38min, em cruzamento de Carlinhos pela esquerda, que Miranda não cortou e deixou para que Rodrigão cabeceasse no canto.
Era a tentativa de embalar, mas o São Paulo conseguiu administrar o ritmo dos rivais após o intervalo, que foi completamente dominado. Aos 19min, o terceiro gol quase saiu: Marlos recebeu e tocou atrás para Hernanes, que bateu forte. A defesa desviou para escanteio.
Na cobrança, o gol saiu. Aos 20min, com bola levantada pela direita, a zaga afastou a primeira tentativa. No entanto, na segunda, o zagueiro Miranda, que estava caído, conseguiu se levantar e desviar de cabeça a bola para fazer 3 a 1.
Com tranquilidade no placar, a torcida são-paulina começou a gritar "olé" nas arquibancadas. O Santo André, pouco preocupado com a derrota, ainda ameaçou aos 34min, em avanço de Mariano pela esquerda, que terminou com o chute forte e a defesa de Rogério.
Daí em diante, os dois times se acomodaram. Com o quarto lugar assegurado, o São Paulo irá enfrentar agora o Santos nas semifinais. O Santo André, por sua vez, decide sua vaga na final em duelo contra o surpreendeu Grêmio Prudente. As datas e os locais dos jogos, no entanto, ainda serão divulgados pela FPF.
FICHA TÉCNICA
Santo André 1 x 3 São Paulo
Gols
Santo André: Rodrigão, aos 38min do primeiro tempo
São Paulo: Washington, aos 8min do primeiro tempo; Dagoberto, aos 20min do primeiro tempo; e Miranda, aos 20min do segundo tempo
Ponto Forte do Santo André
Apesar de ter poucas chances, o ataque conseguiu mostrar algum talento.
Ponto Forte do São Paulo
Mais uma vez, o meio de campo foi rápido e deu várias chances ao ataque
Ponto Fraco do Santo André
Acomodado, o Santo André pouco se esforçou, e entrou em campo bastante desatento
Ponto Fraco do São Paulo
No final do primeiro tempo, o time se acomodou e deu espaço para o Santo André
Personagem do jogo
Marlos, que mais uma vez deu velocidade ao time
Lance polêmico
No lance que originou o gol de Miranda, a defesa do Santo André reclamou dois impedimentos: na jogada de Marlos com Hernanes e no segundo cruzamento do escanteio para Miranda.
Esquema Tático do Santo André
4-4-2
Júlio César; Rômulo, Toninho, Halisson e Carlinhos; Wendel, Ricardo Conceição, Branquinho e Bruno César (Mariano Torres); Rodriguinho (Ramazotti) e Rodrigão. Técnico: Sérgio Soares
Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes, Jorge Wagner e Marlos (Cléber Santana); Dagoberto (Fernandinho) e Washington. Técnico: Ricardo Gomes
Cartões Amarelos
Santo André: Bruno César
São Paulo: Jorge Wagner
Árbitro
Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Local
Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)