SP ganha plano de segurança no Dia Mundial da Água

 

Nacional - 22/03/2010 - 18:39:18

 

SP ganha plano de segurança no Dia Mundial da Água

 

Da Redação com Reuters

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Diversas ações no Estado de São Paulo marcam o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 e comemorado nesta segunda-feira. Debates, atividades e projetos buscam conscientizar a população sobre esse bem que é essencial à vida.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aproveita a data para desenvolver o Plano de Segurança da Água. A metodologia científica aborda os riscos associados a qualquer fase do abastecimento, desde o processo de captação até a torneira do consumidor.

Recomendação da Organização Mundial da Saúde, a ação é voltada à qualidade da água de consumo humano e é uma Segundo dados da Sabesp, o Plano é um instrumento para identificar e avaliar os riscos, além de propor medidas de controle, monitoramento e soluções.

Um relatório intitulado "Água Doente", lançado nesta segunda-feira pelo Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês), mostra que a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade anualmente. Ainda de acordo com o Unep, a diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano.

Com o objetivo de garantir água segura para o futuro, o projeto da Sabesp envolve todos os mananciais usados para captação. O plano piloto será aplicado no manancial Baixo Rio Claro, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

Consumo consciente
O Dia Mundial da Água também busca conscientizar a população sobre a importância da preservação da água, um recurso limitado. "No sábado de sol e muito calor em São Paulo (SP) vi uma torneira aberta no Parque do Piqueri, na zona leste da capital", conta a frequentadora Liane Mota.

Ficar atento a possíveis vazamentos, manter as torneiras fechadas na hora de escovar os dentes e lavar as louças, evitar o uso de mangueira para lavar calçadas e veículos são algumas dicas que podem diminuir o consumo e contribuir para a preservação da água no planeta.

Qualidade de vida
Entre os dias 22 e 28 de março, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Sabesp oferecem água aos passageiros que utilizam os bicicletários do Metrô. A ação visa incentivar a prática regular da atividade física e a melhoria da qualidade de vida da população paulistana.

Esporte
Também em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Esporte Lazer e Turismo do Estado de São Paulo escolheu 15 municípios para receber núcleos náuticos do projeto Navega São Paulo. Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Piraju, Ilha Comprida, Fartura, Rifaina, Rubinéia, Presidente Epitácio, São Paulo, Mairiporã, Ilhabela, Avaré e Barra Bonita devem formar três mil atletas iniciantes, com idade entre 10 e 15 anos e estudantes da rede pública de ensino, na vela, remo e canoagem.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo