O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou na segunda-feira, 21, que dois bons jogadores de futebol podem atuar no mesmo time, mesmo que joguem em posições semelhantes. "Eu acho que, quando o jogador é muito bom, dá para duplicar, encontra-se um jeito de se arrumar no campo", disse Serra. Questionado se a opinião poderia ser aplicada na política, com dois candidatos fortes na mesma chapa, Serra desconversou: "vamos pensar a esse respeito". "Eu achei que (a pergunta) era de algum programa esportivo", disse.
A afirmação foi feita após uma metáfora futebolística usada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta manhã. Na avaliação de Lula, uma chapa para a corrida presidencial composta por Serra e pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), poderia não dar certo. "Eu não sei (...) dois Tostões se saem bem no mesmo time", disse o presidente em um café da manhã com jornalistas.
Lula também provocou o pré-candidato tucano às eleições de 2010, comparando Serra ao Corinthians. "Desde que começou o meu segundo mandato, o Serra está em primeiro lugar. O Serra está como o Corinthians, sempre está em primeiro, mas não ganha o campeonato", disse o presidente. O governador de São Paulo não quis, no entanto, comentar questões eleitorais.
O tucano lidera as últimas pesquisas divulgadas sobre a sucessão presidencial, a frente da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT.