A seleção brasileira pode comemorar a logística, mas não tem nada o que celebrar em relação aos rivais contra quem vai jogar na primeira fase do grupo G da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A definição dos grupos para o Mundial foi realizada pela Fifa nesta sexta-feira na Cidade do Cabo.
O Brasil tem uma estreia relativamente tranquila na Copa, contra a Coreia do Norte, dia 15, no Ellis Park, em Johanesburgo. Depois, não terá mais moleza. No dia 20, de novo na capital do país, mas no Soccer City, jogará contra a Costa do Marfim, do atacante Drogba, do Chelsea. Para encerrar a participação no dia 25, em Durban, duelo contra Portugal, de Cristiano Ronaldo.
Como G1, ou seja, o time considerado número um do grupo G, o Brasil irá atuar na principal sede da Copa, Johanesburgo, nos dois primeiros jogos. Essa definição agrada a CBF, que queria adotar uma sede fixa para a seleção. Com o sorteio, o Brasil poderá ficar perto da maior cidade do país, deslocando-se somente para a terceira partida.
Se conseguir a classificação como primeiro do grupo, o Brasil joga dia 28 de junho em Johanesburgo também a partida de oitavas de final. Nas quartas, atuaria em Port Elizabeth e, nas semifinais, na Cidade do Cabo. Se terminar em segundo lugar do grupo, o Brasil disputará as oitavas de final na Cidade do Cabo, dia 29 de junho.
Os dois primeiros do grupo G irão "cruzar" com as duas melhores equipes do grupo H nas oitavas. É nesta chave que está a temida Espanha, número um do ranking da Fifa. Os outros integrantes do grupo H são Chile, Suíça e Honduras.
Veja como ficaram os grupos da Copa:
Grupo A África do Sul México Uruguai França
Grupo B Argentina Nigéria Coreia do Sul Grécia
Grupo C Inglaterra Estados Unidos Argélia Eslovênia
Grupo D Alemanha Austrália Sérvia Gana
Grupo E Holanda Dinamarca Japão Camarões
Grupo F Itália Paraguai Nova Zelândia Eslováquia
Grupo G Brasil Coreia do Norte Costa do Marfim Portugal
Grupo H Espanha Honduras Chile Suíça
|