Diretores de escolas participam de capacitação em novas tecnologias

 

Litoral - 07/11/2009 - 14:30:16

 

Diretores de escolas participam de capacitação em novas tecnologias

Curso oferece conteúdo dado aos estudantes do projeto Poente

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Diretores e Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATP’s) de escolas municipais de Educação Infantil participam de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Programas e Inclusão Digital. O curso oferece aos profissionais a atualização em novas tecnologias e o uso do computador como ferramenta no aprendizado, com jogos educacionais, que envolvem Matemática, Português, Lógica e raciocínio, entre outros.   Participam da capacitação, que teve início dia 3 de novembro, 30 diretores e ATP’s. As aulas são ministradas na E.M. Esmeralda dos Santos Novaes, no Bairro Quietude. A capacitação é realizada em dois períodos.

O curso termina em 11 de dezembro e segue os mesmos moldes do projeto Poente (Professor Orientador Educacional em Novas Tecnologias), também realizado pela Seduc este ano junto aos professores que atuam nas unidades escolares. Cerca de 5.200 alunos entre 3 e 6 anos são beneficiados com o Poente, em 25 escolas municipais.

Cada unidade escolar dispõe de uma sala com cinco computadores com jogos educativos (mesas pedagógicas da Positivo Informática), com capacidade para atender até seis crianças simultaneamente, acompanhadas por dois professores.

Os membros da direção das unidades atendidas pelo projeto aprendem no curso o conteúdo dos programas que são passados para os estudantes.        “Com essa capacitação, nós conhecemos o conteúdo ao qual o aluno está inserido no projeto Poente e podemos acompanhar a evolução dele, assim como identificar as dificuldades, tanto das crianças quanto dos professores e tentar eliminá-las”, disse a diretora da E.M. Esmeralda dos Santos Novaes, Hirina Priscila da Silva, que também participa da capacitação.

Para Ana Paula Barroso, ATP da unidade, o curso também ajuda os profissionais na relação com os pais dos alunos. “Isso é importante porque podemos ter conhecimento da ferramenta e do uso dela junto aos alunos e ainda auxiliar no relacionamento com os pais, que verificam com os filhos o que eles aprendem”.

O coordenador de Programas e Inclusão Digital da Seduc, Marcos Pastorello, disse que a capacitação tem como objetivo familiarizar os profissionais com o programa, que agrega mais valor ao aprendizado dos alunos em Praia Grande.

“Na capacitação é ensinada como essa ferramenta nova pode ajudar no aprendizado e o que cada jogo representa em termos de Lógica, Matemática e Português, por exemplo. Além do planejamento das aulas”, afirma Pastorello.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo