O sonho de Rubens Barrichello acabou na tarde deste domingo. Mesmo com um show no treino classificatório, quando cravou a pole position debaixo de uma tempestade no circuito de Interlagos, o brasileiro da Brawn GP não conseguiu adiar o título do companheiro de equipe Jenson Button que, com um quinto lugar no GP do Brasil, garantiu o título antecipado da Fórmula 1 2009, dando uma verdadeira aula de ultrapassagens na penúltima etapa da temporada.
Button chegou a Interlagos precisando apenas de um pódio, sem depender de ninguém para ser campeão, mas contou com a oitava posição de Barrichello para sagrar-se campeão mundial. Com isso, o britânico chegou aos 89 pontos, não podendo mais ser ultrapassado pelo brasileiro, que somou apenas um ponto e chegou aos 72.
O primeiro colocado do GP do Brasil de 2009 foi o australiano Mark Webber, da Red Bull, que largou em segundo. O segundo foi o polonês Robert Kubica, da BMW Souber, seguido pelo britânico Lewis Hamilton, da McLaren. Sebastian Vettel, alemão da Red Bull, chegou em quarto e ultrapassou Barrichello na classificação geral, chegando à vice-liderança do campeonato.
Foi a quinta vez consecutiva que o Mundial de Pilotos foi decidido no circuito de Interlagos. Antes disso, Fernando Alonso conquistou o bicampeonato em 2005/2006. Em 2007, Kimi Raikkonen faturou o título, seguido por Lewis Hamilton, no ano passado, e Button em 2009.
Além do título entre os pilotos, a Brawn GP também surpreendeu com a conquista do Mundial de Construtores. A novata escuderia britânica, que estreou na Fórmula 1 por conta da saída da Honda, deu um show na temporada 2009 e chegou a Interlagos precisando apenas de 0,5 ponto para garantir o caneco, mas Ross Brawn ergueu a taça com cinco pontos neste domingo.
O GP do Brasil começou caótico. Logo na primeira volta em Interlagos, um momento de tensão entre dois pilotos. O italiano Jarno Trulli e o alemão Adrian Sutil se desentenderam ao se envolverem em uma batida depois da largada e o piloto da Toyota foi tirar satisfação com o alemão da Force India. Trulli correu em direção a Sutil e, com o dedo em riste, reclamou que o italiano teria influenciado em seu abandono do GP do Brasil. O alemão, por sua vez, tentou amenizar a situação.
Tentando permanecer na corrida depois de uma rodada, Heikki Kovalainen entrou nos boxes, mas precipitou-se e saiu com a mangueira ainda presa ao carro. O combustível vazou e deu um banho em Kimi Raikkonen, que vinha logo atrás pois havia arrumado a asa. O monoposto do finlandês virou uma bola de fogo por alguns centésimos de segundo.
Com tamanha bagunça, o safety car entrou na pista e só saiu de lá na quarta volta. Os maiores beneficiários disso foram justamente os dois maiores adversários de Barrichello, Button e Vettel, que ganharam diversas posições. De olho na taça, o inglês da Brawn passou a guiar de forma bastante agressiva e superou Romain Grosjean e Kazuki Nakajima, chegando ao sétimo lugar.
Barrichello manteve a liderança até seu primeiro pit stop, realizado na volta 21. Segundo a parar, o brasileiro sofreu com o problema de aquecimento dos pneus prejudicou bastante o brasileiro na saída dos boxes e, voltando em nono, ele não demorou a ser ultrapassado por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.
Mais à frente, Button seguia muito bem e ultrapassou o estreante Kamui Kobayashi, que substitui o machucado Timo Glock na Toyota. O britânico parou na volta 29 e voltou na décima colocação, enquanto Rubinho era o quarto colocado e Mark Webber liderava.
Com a segunda rodada de pit stops, Button ficou em sétimo, com Rubinho em terceiro, situação limite para o inglês triunfar. Se fosse ultrapassado ou o brasileiro ultrapassasse alguém, a decisão da taça seria adiada. Mas então Heikki Kovalainen fez sua terceira parada e Button nem precisou trabalhar muito para alcançar a sexta posição, ganhando tranquilidade.
Para ajudar, Lewis Hamilton fez um favor ao compatriota ao superar Rubens Barrichello a nove voltas do fim. Mas nem precisava: com um pneu furado, Rubinho entrou nos boxes de novo, definindo assim a temporada 2009 da Fórmula 1.
Confira os resultados do Grande Prêmio do Brasil:
1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 71 voltas em 1h32min23s081
2. Robert Kubica (POL/BMW) - a 7s626
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 18s944
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 19s652
5. Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 29s005
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 33s340
7. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 35s991
8. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 45s454
9. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 48s499
10. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min03s324
11. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min10s665
12. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min11s388
13. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
Não completaram:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - volta 31
Nico Rosberg (ALE/Williams) - volta 28
Nick Heidfeld (ALE/BMW) - volta 22
Adrian Sutil (ALE/Force India) - volta 1
Jarno Trulli (ITA/Toyota) - volta 1
Fernando Alonso (ESP/Renault) - volta 1
Construtores |
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1º Brawn Mercedes |
18 |
7 |
11 |
14 |
18 |
18 |
10 |
9 |
7 |
2 |
12 |
2 |
18 |
7 |
3 |
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156 |
2º Red Bull Renault |
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1.5 |
18 |
8 |
11 |
4 |
14 |
18 |
18 |
6 |
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6 |
1 |
5 |
10 |
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120.5 |
3º Ferrari |
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3 |
3 |
11 |
3 |
6 |
6 |
8 |
6 |
10 |
6 |
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5 |
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67 |
4º McLaren Mercedes |
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1 |
7 |
5 |
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1 |
14 |
13 |
3 |
3 |
12 |
6 |
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65 |
5º Toyota |
11 |
5.5 |
2 |
8 |
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6 |
2 |
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4 |
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8 |
8 |
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54.5 |
6º Williams Toyota |
3 |
0.5 |
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1 |
3 |
4 |
4 |
5 |
5 |
4 |
1 |
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4 |
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34.5 |
7º Renault |
4 |
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1 |
4 |
2 |
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2 |
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3 |
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4 |
6 |
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26 |
8º BMW Sauber |
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4 |
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2 |
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2 |
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1 |
9 |
2 |
1 |
3 |
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24 |
9º Force India Mercedes |
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8 |
5 |
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13 |
10º Toro Rosso Ferrari |
3 |
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1 |
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1 |
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5 |