Duas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PICs) Vila Sônia e Quietude promovem ações sociais durante o “Dia de Fazer a Diferencia”, no próximo dia 27. Parceria entre a Prefeitura de Praia Grande e a Rede Record Litoral, o evento visa promover atuações em prol da solidariedade, meio ambiente e cidadania. Na unidade do Bairro Quietude o foco será a solidariedade com uma visita especial ao Lar São Francisco de Assis. No Bairro Vila Sônia, o ponto abordado é a preservação do meio ambiente.
Os alunos voluntários do PIC Quietude começam o trabalho na sexta-feira (25), às 15 horas, com a preparação de pães e petit fours, sob a supervisão do culinarista Marcos Ramos.
Os doces serão levados para o Lar São Francisco de Assis, no dia 27, às 16 horas. No local haverá ainda apresentação musical dos alunos de cursos musicais e recital dos alunos da brinquedoteca. “O objetivo é fazer uma tarde agradável para os idosos abrigados no local. A visita trará alegria”, comenta a diretora da unidade Sueli Dantas.
Segundo Sueli, a intenção é elevar a auto-estima dos idosos. “Queremos valorizar a terceira idade. Eles merecem respeito por toda experiência e sabedoria que carregam durante suas vidas”.
PIC Vila Sônia - No PIC Vila Sônia a ação terá caráter ambiental, com a oficina de reciclagem de óleo, marcada para o dia 27, às 14 horas. “A intenção é ensinar a reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. Com isso, há opção de geração de renda e incentivo à preservação ambiental”, explica a diretora da unidade, Maria Cleuza de Mesquita.
Durante o evento, além de aprenderem a técnica, os alunos serão conscientizados sobre a forma correta de destinação deste resíduo. “Conforme pesquisamos, 1 litro de óleo de cozinha poliu 1 milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de água de uma pessoa por 14 anos”, explica.
Para participar do workshop é necessário fazer inscrição antecipada. O prazo começa na próxima segunda-feira (21) e segue até o dia 25. No ato, os interessados devem estar munidos de RG, comprovante de residência e uma foto 3x4. Estão disponíveis 40 vagas.
O PIC Vila Sônia fica na Rua G s/nº, telefone, 3481-6524 e o PIC Quietude na Rua Milton Daniels, s/nº, telefone 3496-5063. O Lar São Francisco de Assis fica na Rua Omar Antonielli, 1.219, Bairro Mirim, telefone 3494-2694.
PICs e Cafes - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.
Os dois Centros de Apoio à Família do Educando (Cafes) Sítio do Campo e Vila Sônia foram inaugurados em 2008 para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço também é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer.
Lar São Francisco de Assis – Carinhosamente conhecido como Lar dos Velhinhos, o Lar São Francisco de Assis abriga atualmente 65 idosos. Desde 1994 é o único asilo da região sob inteira responsabilidade de uma prefeitura. Os abrigados contam com atendimento multidisciplinar, com médico de plantão, enfermeiros e assistente social.