Em sua primeira visita a Roraima desde que assumiu a Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, sem citar nomes, as pessoas que trabalharam contra o seu governo e impediram o estado de crescer mais.
"Esse estado Roraima , liderado por algumas pessoas, passou a contar mentiras sobre o meu governo", disse, durante evento hoje (14) em Boa Vista.
O presidente também falou das disputas entre os agricultores e os indígenas pela demarcação de terras na região. Segundo Lula, seu governo tentou por várias vezes propor um acordo entre as partes, mas a questão só foi resolvida depois de uma decisão do Judiciário.
Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela manutenção da demarcação em faixa contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, um dos casos mais polêmicos de disputa de terras. A decisão significou o reconhecimento da posse dos índios e a retirada dos produtores de arroz da área de 1,7 milhão de hectares.
Sobre a crise financeira mundial, Lula garantiu que o "país crescerá bem" em 2010. E voltou a afirmar que o Brasil não sofreu um forte abalo durante a crise por causa da intervenção do governo federal e pela população de baixa renda não ter parado de consumir.
No último evento em Boa Vista, o governo federal firmou acordos com o estado nas áreas habitacional, de regularização fundiária e no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).