Escalado como titular depois de nove jogos entre os reservas, o jovem atacante Neymar foi o principal destaque do Santos, em tarde tímida, mas de vitória por 1 a 0, contra o Santo André, na Vila Belmiro. Fora de casa, o time do ABC Paulista foi mais perigoso ao longo de boa parte do jogo, mas acabou derrotado graças a um gol do volante Germano.
Com a vitória, o Santos vai a 35 pontos e sobe pelo menos duas posições na tabela do Campeonato Brasileiro. Já o Santo André, que reestreou o treinador Sérgio Soares, contratado para o lugar do demissionário Alexandre Gallo, chegou à terceira derrota consecutiva - e permanece na zona de rebaixamento.
Com 15 minutos de jogo na Vila Belmiro, o Santo André já havia tido três oportunidades claras para abrir o placar. Na primeira, Júnior Dutra bateu para o gol após bate-rebate na área santista, e a bola passou ao lado da trave esquerda de Felipe.
Em seguida, Dutra novamente finalizou em contra-ataque que terminou com a bola passando rente à baliza. Depois, Marcelinho Carioca cobrou falta venenosa e o goleiro Felipe agarrou.
Neymar começou a chamar o jogo pra si e arriscou de fora da área para boa defesa de Neneca. Em seguida, resposta do Santo André: o meia Rômulo desceu pela esquerda e quase fez.
Na jogada seguinte, o gol do Santos: aos 39min, após bola centrada da esquerda, Neymar foi até a ponta direita e cruzou na cabeça de Germano, que mandou para as redes de dentro da pequena área.
Durante a segunda etapa, o Santos seguiu em ritmo irregular e teve dificuldades em controlar a partida. Vanderlei Luxemburgo tentou melhorar o Santos, promovendo a estreia do jovem meia Alan Patrick entre os profissionais, mas o único lance objetivo de perigo em meia hora foi chute do lateral George Lucas.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 0 Santo André
Gol
Santos: Germano aos 39min do 1º tempo
Ponto Forte do Santos
Boa troca de passes dos volantes Emerson, Rodrigo Souto e Germano
Ponto Forte do Santo André
Velocidade na frente
Ponto Fraco do Santos
Muitos espaços na defesa
Ponto Fraco da Santo André
Falta de eficiência nas finalizações
Personagem do jogo
Neymar, melhor em campo
Esquema Tático do Santos
4-3-1-2
Felipe; George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Léo; Emerson (Rodrigo Mancha), Rodrigo Souto (André Astorga) e Germano; Madson (Alan Patrick); Neymar e Kléber Pereira
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Esquema Tático do Santo André
3-4-1-2
Neneca; Marcel, Vinícius (Eduardo Ratinho) e Arthur; Rômulo, Fernando, Sidney (Escobar) e Gustavo Nery; Marcelinho Carioca; Júnior Dutra e Osny (Rodrigo Fabri) .
Técnico: Sérgio Soares
Cartões Amarelos
Santos: George Lucas
Santo André: Vinícius e Gustavo Nery
Árbitro
Paulo César de Oliveira (SP)
Local
Vila Belmiro, em Santos (SP)