Jogando na Vila Belmiro, o Santos venceu o Grêmio por 1 a 0 na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista, que vinha de dois empates consecutivos, por pouco não viu mais um resultado em igualdade. Já os gaúchos seguem sem vencer fora de casa desde o início da Série A.
O jogo começou aberto, com as duas equipes tentando se lançar ao ataque. As jogadas, porém, eram frustradas pelo excesso de faltas e erros de passe. O Santos tinha mais posse de bola e tenta jogar com velocidade. Aos 15min, George Lucas fez boa jogada e lançou bola na área, mas ninguém apareceu para completar e ela saiu perigosamente pela linha de fundo.
O time da casa cresceu na partida e, aos 30min, Madson chutou cruzado, Germano furou na hora de cabecear e a bola enganou Victor, mas a arbitragem viu impedimento duvidoso no lance e anulou a jogada. Quatro minutos depois, o Santos apareceu bem novamente quando Paulo Henrique alçou bola na área e Rafael Marques desviou contra a própria trave. Kléber Pereira chutou para fora no rebote.
Depois do intervalo, com Neymar e Triguinho, o Santos ganhou mais velocidade, e ao mesmo tempo passou a deixar mais espaços na defesa. Aos 4min, Neymar fez boa jogada pela esquerda e chutou para a defesa segura de Victor. O Grêmio se fechou bem, e o time da casa passou a apostar no chute de longe, principalmente com George Lucas.
O Grêmio esboçou uma pressão a partir dos 30min, mas quem marcou foi o Santos. George Lucas cruzou pela direita e Paulo Henrique Lima desviou de cabeça para fazer seu quinto gol no campeonato. O Grêmio ensaiou uma reação, mas não conseguiu o tento de empate.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 0 Grêmio
Gols
Santos: Paulo Henrique Lima, aos 34min do 2º tempo.
Lance polêmico
Aos 30min do 1º tempo, Germano furou na hora de cabecear chute de Madson e a bola entrou no gol de Victor. A arbitragem, porém, viu impedimento inexistente.
Eli Sabiá chutou Tcheco quando o gremista já estava no chão aos 35min do 1º tempo e recebeu o cartão amarelo, em lance que poderia ter sido interpretado como agressão - o que provocaria a expulsão.
Ponto Forte do Santos
Jogadas velozes pelo meio de campo
Subidas de George Lucas pela direita
Ponto Fraco do Santos
Kléber Pereira, que teve mais uma atuação apagada
Ponto Forte do Grêmio
Defesa deu poucos espaços dentro da área
Ponto Fraco do Grêmio
Poucas jogadas ofensivas
Personagem do jogo
Paulo Henrique Lima, autor do gol santista
Esquema Tático Santos
4-5-1
Felipe; George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Pará (Triguinho); Rodrigo Mancha, Germano (Neymar), Rodrigo Souto, Paulo Henrique Lima e Madson (Robson); Kléber Pereira; Técnico: Noel Sanvicente
Esquema Tático Grêmio
4-4-2
Victor; Mário Fernandes, Léo (Joilson), Rafael Marques e Bruno Collaço; Réver, Adilson, Souza e Tcheco (Thiego); Perea e Jonas (Douglas Costa); Técnico: Paulo Autuori
Cartões Amarelos
Santos: Eli Sabiá e Robson
Grêmio: Rafael Marques, Adilson e Jonas
Cartões Vermelhos
Grêmio: Rafael Marques
Árbitro
André Luiz de Freitas Castro (GO)
Local
Vila Belmiro (Santos-SP)