TJ nega liminar contra censura de aúdios de filho de Sarney

 

Nacional - 13/08/2009 - 07:53:21

 

TJ nega liminar contra censura de aúdios de filho de Sarney

 

Da Redação com Agência Estado

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) negou nesta quinta-feira uma liminar que pedia que o jornal O Estado de S. Paulo e a agência de notícias do grupo pudesse veicular informações que estejam sob segredo de Justiça, relativas à Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investiga possíveis irregularidades cometidas pelo filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o empresário Fernando Sarney. A informação é do Jornal Nacional.

O jornal divulgou áudios - gravados pela Polícia Federal durante a operação - em que o filho de Sarney articula a contratação do namorado de sua filha para um cargo na diretoria do Senado. José Sarney também aparece nas gravações.

Na segunda-feira, a Associação Mundial de Jornais (WAN) e o Fórum Mundial de Editores (WEF), entidades que representam 18 mil publicações, 15 mil sites e mais de 3 mil empresas em mais de 120 países, enviaram carta conjunta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). As instituições mostram "profunda preocupação" com a censura ao jornal e pedem "ação" de Lula e Mendes para reverter a decisão.

A carta considera a liminar como "censura prévia" e afirma que, com isso, o Brasil permite a violação do direito de livre expressão, que ratificou em convenções internacionais e na Declaração Mundial dos Direitos Humanos. As duas entidades pedem que Lula "faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que essa decisão seja anulada".

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo