Os estúdios de cinema de Hollywood conseguiram uma vitória em batalha judicial contra pirataria, depois que um juiz decidiu contra a tecnologia de cópia de DVDs conhecida como RealDVD.
Segundo a Hollywood Reporter, a Associação Cinematográfica da América (MPAA) argumentou que a RealNetworks, com sua tecnologia RealDVD, tem violado direitos autorais, prejudicando interesses financeiros de artistas, produtores e estúdios envolvidos na criação de programas de TV e filmes.
A RealNetworks afirma que simplesmente forneceu um meio para consumidores fazerem cópias de reserva de DVDs que já possuem.
Na terça-feira, a juíza Marilyn Hall Patel, emitiu uma liminar contra a RealNetworks, impedindo a empresa de vender ou licenciar a outros o programa RealDVD. A juíza citou violação do Digital Millennium Copyright Act.
A RealNetworks deve recorrer e há chance da decisão ser mantida. "A decisão da juíza Patel afirma o que todos nós já sabíamos: a RealNetworks conseguiu licença para criar um player de DVD e, em vez disso, produziu um copiador ilegal de DVDs", afirmou a MPAA.