A 12ª rodada não teve piedade com as equipes em crise. Somente o São Paulo venceu entre os que lutavam contra um momento ruim. No sábado, o Fluminense foi goleado, em casa, pelo Goiás, por 4 a 1, e agora a diretoria busca um novo treinador para tentar tirar o time do fundo do poço - Vinícius Eutrópio, que substituiu Carlos Alberto Parreira, não está com moral nas Laranjeiras.
Nos clássicos, o Inter, que passa por momento turbulento após os vices da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, tomou uma virada do rival Grêmio, o que deve piorar o ambiente no Beira-Rio. No mesmo horário, o Santos perdeu no Morumbi para o São Paulo, por 2 a 1, enquanto espera o retorno de Vanderlei Luxemburgo ao comando do time.
O Botafogo também perdeu a chance de entrar de vez em uma boa fase ao permitir o empate do Flamengo, que marcou com Émerson, aos 43min do segundo tempo. A equipe alvinegra segue na zona do rebaixamento, com 11 pontos, na 17ª colocação, mas ao menos ainda tem um jogo a menos (com o Cruzeiro) para tentar se recuperar.
No Recife, o técnico Emerson Leão viu sua equipe e ele mesmo serem vaiados após perder, de virada, para o Avaí. O time pernambucano está agora a uma posição da zona de rebaixamento, com 11 pontos.
Ruim mesmo, porém, é a situação do Náutico. A equipe foi goleada por 4 a 0 pelo Barueri e afundou na lanterna do Brasileiro, sem perspectivas de ressurgir. Na partida quem brilhou foi Val Baiano, que marcou os quatro gols.