PG supera meta da vacinação infantil

 

Litoral - 06/07/2009 - 16:41:53

 

PG supera meta da vacinação infantil

Cidade imunizou mais do que a estimativa da população total com base no IBGE

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Praia Grande vacinou 20.547 crianças com menos de 5 anos durante Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil (poliomielite), que teve início em 20 de junho, o que seignifica 10% a mais do previsto, que era de imunizar 19.570 crianças de zero a cinco anos. A segunda dose da vacina Sabin deve ser tomada em 22 de agosto.

Como ressaltou a enfermeira Denise Ribeiro Rodrigues Gatto, que coordenou a ação, foi uma grande vitória para o Município. “ Batemos a meta do Ministério da Saúde, de 95%, logo no primeiro dia. Estendemos a cobertura por duas semanas e conseguimos superar até mesmo a população estimada”, comemorou. Os números podem ser considerados como novos moradores ou turistas que passaram pela Cidade durante o primeiro dia de Campanha.

A campanha, que teve como tema “Não dá pra vacilar, tem que vacinar”, foi realizada em todo o Brasil e teve o objetivo de atingir a meta de 95% de cobertura em todos os municípios, que é a porcentagem mínima vacinal para manutenção da erradicação da doença. Em Praia Grande, no ano passado, 95,36% das crianças de até cinco anos, residentes no Município, haviam recebido a vacina Sabin, o que corresponde a 19.685 doses.

Doença — A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma infecção causada pelo poliovírus, transmitido através de contato direto com fezes ou gotículas expelidas pela boca da pessoa infectada. Pode provocar paralisia e morte, ou deixar sequelas motoras graves em suas vítimas. As crianças que deixam de ser vacinadas ficam vulneráveis a contrair o vírus se houver contato com alguém infectado, procedente de países onde a doença ainda não foi controlada, como Índia e Nigéria.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo