O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou em seu blog, nesta quinta-feira, que "defender só candidatura própria do PT é erro". Segundo ele, pensar, discutir, propor o debate em torno de outras candidaturas e alternativas, que não exclusivamente uma do PT em São Paulo, são propostas e hipóteses no momento, mas legítimas e com base real".
O ministro ressaltou que, assim como o partido tem diversas opções para candidatura, outras legendas também têm. "Descartar a hipótese de uma candidatura de outro partido não é uma posição que agregue e facilite alianças em São Paulo. Assim, é bem-vinda a reunião da direção estadual do partido, segunda-feira próxima, para discutir, entre outros, esse assunto", explicou Dirceu. "A tese de que o PT tem que ter candidato próprio, defendida pela bancada estadual em nota, pode parecer algo evidente, mas é um erro."
A reunião foi motivada pela possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo com o apoio do PT. A resolução para que a legenda apresente candidato nas eleições para o governo paulista foi aprovada em maio e, segundo o presidente do partido em São Paulo, Edinho Silva, o PT nunca chegou a discutir uma candidatura Ciro, ex-governador cearense e ex-ministro do governo Lula.
Ele afirmou ainda que o PT corre o risco de "ficar isolado" caso exclua a possibilidade de apoiar um aliado do outro partido. "Se nossa tática e palanques estaduais estão subordinadas ao palanque nacional, não podemos nos recusar a examinar as propostas de nossos aliados", disse.
|