En nota divulgada na quarta-feira, 10, a Telefônica informou que os clientes afetados pela pane no sistema de telefonia fixa, ocorrida na manhã de terça-feira, terão um desconto equivalente a um dia de assinatura ou da mensalidade (no caso dos planos alternativos).
O desconto ocorrerá a partir do próximo ciclo de faturamento, de acordo com o calendário de vencimentos, e será concedido automaticamente para todos os clientes.
Em relação aos clientes corporativos, a Telefônica afirma que já está negociando os descontos aplicáveis, de acordo com as disposições contratuais e comerciais estabelecidas.
Segundo a empresa, as causas da falha estão sendo investigadas.
Leia abaixo, na íntegra, o comunicado oficial divulgado pela Telefônica na quarta-feira.
A Telefônica informa que, atendendo à legislação e à regulamentação vigentes, realizará um desconto referente às falhas no completamento de chamadas ocorridas na manhã de ontem (09/06). O desconto ocorrerá a partir do próximo ciclo de faturamento, de acordo com o calendário de vencimentos.
O desconto será realizado de acordo com o que determina o artigo nº 32 da resolução nº 426 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ou seja, será equivalente a um dia de assinatura ou da mensalidade (no caso dos planos alternativos).
O desconto será concedido para todos os clientes, automaticamente. Não é necessário ligar para a empresa para ter direito a este desconto.
Em relação aos clientes corporativos, a Telefônica já iniciou diálogo para definir os descontos aplicáveis a cada um deles, de acordo com as disposições contratuais e comerciais estabelecidas.
A empresa também informa que já iniciou a apuração sobre as causas precisas do incidente de ontem. A Telefônica informará às autoridades, nos termos da regulamentação vigente, as conclusões desta apuração assim que ela estiver concluída.
Entenda o caso
Segundo a Telefônica, problemas em "rede de sinalização" em São Paulo ocorreram por volta das 9h de terça-feira, afetando chamadas de voz - incluindo ligações locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e para call centers e chamadas para redes de outros serviços, como celulares.
Em comunicado oficial, a empresa afirmou que, por volta das 15h do mesmo dia, os serviços foram reestabelecidos, embora continuasse trabalhando para normalizar o serviço de alguns clientes corporativos e usuários que fizeram a portabilidade numérica de ou para outras redes que não a da Telefônica.