Em entrevista a jornal da região, José Albino, secretário de governo de Luiz Marinho, disse que a oposição prejudica a população em não aprovando a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o projeto da reforma administrativa. Para ele, como Luz Marinho foi eleito pela maioria, a oposição deveria comungar com suas decisões . Além de estar politicamente incorreto, José Albino deveria aprender melhor o que é democracia, diz Ary de Oliveira, vereador oposicionista do PSB.
O projeto de reforma administrativa enviado à Câmara para votação recebeu parecer negativo de diversas entidades, como a CEPAM, por exemplo, além da própria assessoria jurídica do legislativo sãobernardense. Ary de Oliveira, PSB, respondeu às críticas dizendo que o executivo pode efetuar a compra de viaturas, ampliar o contigente da guarda-civil, comprar e instalar mais câz\meras de vigilância sem aprovação da Câmara, no caso, Luiz Marinho quer criar mais cargos, cerca de 300, todos sem definição do que deveria executar cada cargo e sem as exigências mínimas, como formação na área ou experiência no setor. “Não vamos aprovar algo que é inconstitucional”, disse Ary e complementa “o prefeito pode contratar profissionais e equipamentos e isso não interfere no atendimento à população”. Ary ainda diz que projetos de interesse da população, como o de aumentar o valor pago para médicos de forma a atrair profissionais para o município foram aprovados na Câmara com o apoio da oposição. “Era de interesse da população que houvessem mais médicos para melhorar e ampliar o atendimento, então aprovamos”, finaliza.
Analistas políticos não acreditam que Albino esteja correto em afirmar que nada anda na cidade por culpa da oposição. De acordo com esses analistas, aumentar o número de cargos comissionados só irá servir para que o prefeito possa abrigar correligionários derrotados em outras cidades. Além disso dizem ainda que aumentaria o comprometimento com a folha de pagamento reduzindo o valor para investimento em projetos de interesse da população.
Cabrera, vereador em São Bernardo, disse que Albino está errado ao dizer que a oposição atrapalha, para ele não há respeito, na verdade, com aqueles que votaram nos vereadores que compõem a oposição, pois as matérias de interesse da população e os requerimentos de informação propostos por oposicionistas nunca são pautados para serem votados em plenário. Assim, de acordo com Cabrera, o desrespeito ao eleitor é promovido sim, mas pelo PT e seus aliados.
Assista às entrevistas em vídeo (**) completas no site do @HORA em https://www.grupoahora.com.br.
(**) Os vídeos estarão disponíveis a partir das 14:00 horas do dia 08/06/2009