Oposição deve indicar ACM Júnior para presidir CPI

 

Politica - 20/05/2009 - 03:07:28

 

Oposição deve indicar ACM Júnior para presidir CPI

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Um acordo que pode ser fechado entre PSDB e DEM deve resultar na indicação do senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) para presidir a CPI da Petrobras. Desta forma, a composição da CPI por parte da oposição deverá ter como titulares os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Álvaro Dias (PSDB-PR) e ACM Júnior. As duas vagas na suplência deverão ficar com os senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Heráclito Fortes (DEM-PI).

Nos bastidores avalia-se que o nome de ACM Júnior teria sido escolhido entre as cúpulas das duas legendas por ser ele uma figura menos polêmica do que os tucanos que pleiteavam a vaga. Por outro lado, há quem diga que o PSDB não se conforma em ter que ceder a vaga da presidência para o DEM, tendo em vista que foram os tucanos que brigaram pela criação da CPI.

"Não vejo nenhuma indisposição do PSDB em apoiá-lo e acho que ele teria bom trânsito no âmbito dos partidos da base do governo", afirmou o líder do DEM no Senado, Agripino Maia. "Estamos oferecendo um nome com perfil moderado para, se o governo não quiser esticar a corda nas investigações, evoluir para esse nome moderado em nome do bom andamento das investigações, num clima de investigação séria, sem politização", completou.

Se houver acordo entre DEM e PSDB, resta saber se a base aliada ao governo irá aceitar a oferta proposta pela oposição. O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) conversa com os partidos aliados para decidir os nomes que vao integrar a comissão. Até o momento, a informação é de que o PT ocupará duas vagas de titulares e uma delas será de Mercadante.

O DEM indicou hoje três representantes: os senadores Antonio Carlos Magalhães Junior (BA), Heráclito Fortes (PI) e Demóstenes Torres (GO). O PSDB indicou mais três. Segundo Agripino, DEM e PSDB fecharam um acordo e um dos dois partidos abrirá mão de um titular em troca do apoio à presidência da comissão. Cada partido ficará com uma das vagas de suplente. "Fizemos uma proposta salomônica aos parceiros do PSDB. Se o PSDB quiser indicar dois, nós indicamos um e esse um terá o apoio dos tucanos ou vice-versa. O entendimento está feito e é assim que vai funcionar", disse.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo