Ocorreu no último sábado (09/05), no auditório do Clube da Ford o Seminário Manancial Legal, com a presença de aproximadamente 1300 pessoas.
O evento que foi organizado pelo deputado estadual Orlando Morando, contou com a presença dos palestrantes Dilma Seli Pena, secretária de saneamento e energia do Estado de São Paulo que falou sobre os desafios da recuperação e preservação dos mananciais metropolitanos; Francisco Graziano Neto, secretário de meio ambiente do Estado de São Paulo que falou sobre a lei específica da bacia da Billings; Ulrich Hoffmann, secretário adjunto de habitação do Estado de São Paulo que falou sobre o programa cidade legal e o deputado Barros Munhoz, presidente da Assembléia Legislativa que falou sobre o processo de aprovação da lei. Também participaram do seminário Clóvis Volpi, prefeito de Ribeirão Pires; Kiko, prefeito de Rio Grande da Serra; William Dib, ex prefeito de São Bernardo do Campo entre outras autoridades.
Os prefeitos Clóvis Volpi e Kiko agradeceram ao deputado Orlando Morando por terem sido convidados e pela iniciativa que o deputado teve em fazer este seminário, que é de interesse vital para eles, já que as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são as duas cidades do grande ABC que tem 100% dos territórios em áreas de mananciais e proteção ambiental. Já São Bernardo do Campo possui 60% do território em área de manancial. Eles também comentaram sobre a importância deste projeto e da ajuda do deputado para com este assunto. Vale ressaltar que hoje moram em área de proteção a mananciais 1 milhão de pessoas.
Entre todas as palestras a mais esperada era a do presidente da Assembléia Legislativa, devido ao fato de todos estarem ansiosos para saber exatamente quando a lei seria aprovada. Barros Munhoz falou que esse processo é complicado e que a demora é normal pelo tamanho do projeto, mas mesmo assim, afirmou que a votação da lei específica da Billings vai ocorrer ainda neste mês. O presidente, também falou sobre a admiração que tem pelo deputado Orlando Morando, por tudo que ele já fez por São Paulo e pelo ABC e também pelo empenho e determinação para melhorar a cidade onde vivemos.
Para finalizar, Orlando Morando fez questão de enfatizar a importância deste seminário e da presença dos secretários e do presidente da Assembléia, onde puderam esclarecer todas as dúvidas das pessoas presentes, sendo que a maioria delas moram em áreas de mananciais. Ao final do seminário todos os participantes ganharam umm certificado do seminário.