Três dias depois de decepcionar o seu torcedor e ser eliminado da disputa do Campeonato Paulista diante do Santos, o Palmeiras voltou a ter uma decisão no Palestra Itália, mas desta vez se deu bem. No mesmo palco em que acumulou tropeços diante de Colo Colo e Sport, o clube alviverde venceu pela primeira vez como mandante na Libertadores da América deste ano ao superar a LDU por 2 a 0 na noite desta terça-feira, resultado que praticamente tira da próxima fase os atuais campeões continentais e deixa o time paulista vivo na briga por uma vaga nas oitavas-de-final.
Agora com sete pontos em cinco rodadas, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo iguala os números dos líderes Colo Colo e Sport, no entanto, acumula um jogo a menos e ainda depende de uma combinação de resultados para evitar a eliminação no Grupo 1. Na rodada decisiva, o Palmeiras terá pela frente justamente os chilenos, precisando da vitória em Santiago, enquanto o outro representante brasileiro encara os equatorianos, que podem repetir o vexame ocorrido somente em 2007, quando o Internacional não passou aos mata-matas no ano seguinte ao inédito título.
Além de se manter na disputa, o time alviverde rompe uma escrita negativa que o perseguia nos jogos decisivos que faz no Palestra Itália. Além dos tropeços conhecidos neste ano, o Palmeiras amarga históricas eliminações na década quando atua em seu estádio, pressionado pelo resultado. Nesta noite, ainda convivendo com o trauma do último final de semana, a equipe teve dificuldades, mas construiu o resultado nos últimos 45 minutos de bola rolando.
Com a seqüência da má fase de Keirrison, que amarga longo jejum após encantar com muitos gols logo nos primeiros meses de clube, o Palmeiras teve dificuldades para romper a retranca equatoriana. Mas bastaram apenas 3min e uma falha do goleiro Cevallos para abrir o placar. Depois de cobrança de escanteio, Marcão aproveitou a saída errada do arqueiro rival e, mesmo desequilibrado, teve forças para empurrar para o fundo do gol.
Já aos 37min, quando as duas equipes já tinham um jogador a menos (com as expulsões de Marquinhos e Bolãnos por troca de empurrões), foi a vez de Diego Souza aproveitar falha de outro goleiro equatoriano e definir o placar. Acionado para substituir o titular, que estava lesionado, Domínguez não conseguiu segurar chute forte de Diego Souza em cobrança de falta e enterrou as chances de recuperação visitante no Palestra Itália.