Praia Grande é referência em projetos sociais

 

Litoral - 16/04/2009 - 19:24:13

 

Praia Grande é referência em projetos sociais

Representantes de Peruíbe visitaram a Sepros na última terça-feira

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Peruíbe (FSS), Selma Xisto Bargieri, conheceu os projetos da Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros) de Praia Grande, durante visita na última terça-feira (14). Selma esteve na sede da Sepros, onde funciona a Escola de Trabalho Elvira Fernandes de Lima, no Bairro Boqueirão e conheceu uma das duas unidades do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Sítio do Campo, que somadas aos cinco Programas de Integração e Cidadania (PICs) resultam em sete unidades para a população.

“Praia Grande é uma referência em projetos sociais”, ressaltou Selma. “Este trabalho sempre é elogiado em toda a região e por isso escolhemos visitar esta Cidade primeiro. Saio maravilhada, pois o que vi corresponde ao que sempre ouvi falar daqui”.

Durante visita à Sepros, a presidente do FSS conheceu a casa modelo utilizada nas aulas práticas do curso de Capacitação em Serviços Domésticos, sala de aula onde é ministrado o Programa de Educação para o Trabalho (PET), padaria industrial, cozinha experimental, salão de cabeleireiros, oficina de costura e os produtos confeccionados na grife social.

Selma ficou impressionada com a estrutura e organização do trabalho social no Município e concluiu a visita cheia de idéias. “O que mais me chamou atenção foi a limpeza e organização do trabalho. Gostaria de implantar oficinas de costura, padaria industrial e cozinha experimental em Peruíbe também”, explicou. “Vamos tentar adequar, pois nossa realidade é ainda bastante diferente desta aqui. Será um desafio”.

Para a secretária da Sepros, Maria Del Carmen Padin Mourão, Maruca, as visitas mostram-se como reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “É um projeto que iniciou em 1993 e que tem atualização constante. Sempre buscamos atender novas necessidades que surgem”, comenta.

Maruca destacou ainda a descentralização, levando os serviços para as comunidades e cada vez mais próximos da população. “Os PICs e Cafes são uma forma de trazer a inserção social, através da arte e da cultura. Além da sociabilização, há geração de renda”.

Sepros – Criada em 1993, a secretaria ganhou este ano a palavra Trabalho em sua denominação. Detentora de cerca de 30 equipamentos sociais, a Sepros oferece inserção social através da capacitação profissional, visando o não-assistencialismo. Entre os principais equipamentos estão as cinco unidades do Programa de Integração e Cidadania (PICs) e dois Cafes, além de duas escolas de trabalho, nos bairros Boqueirão e Esmeralda. A Sepros fica na Rua Paulo Fefin, 775, Bairro Boqueirão. Informações pelo telefone 3496-5001.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo