A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande disponibilizará 20 postos no Dia Nacional de Mobilização da Campanha de Vacinação para o Idoso (25 de abril). Homens e mulheres acima de 60 anos estão convocados a comparecer às unidades de atenção básica (de Saúde da Família, as usafas, e multiclínicas) no dia 25, um sábado, das 8 às 17 horas.
A mobilização segue em toda a rede de segunda a sexta-feira, no mesmo horário, até 8 de maio. Em Praia Grande, estima-se que cerca de 22 mil pessoas sejam vacinadas no período, o equivalente a 80% da população com mais de 60 anos, segundo dados do IBGE, que soma mais de 26 mil. A distribuição e a aplicação das doses envolverão aproximadamente 150 profissionais.
Durante a campanha, haverá posto volante para vacinar os idosos internados em asilos e casas de repouso instaladas na Cidade. Em 2008, Praia Grande teve 89,84% de adesão à campanha, o equivalente a 22.157 idosos devidamente imunizados contra o chamado resfriado.
Além da vacina contra o vírus ‘influenza’, causador da gripe, também será oferecida a proteção contra o tétano e a difteria (dupla adulto), que necessita de reforço a cada dez anos.
Em casa — Até a sexta-feira pós-feriado de Tiradentes (dia 24), idosos que tiverem dificuldades de locomoção ou acamados poderão agendar a aplicação da dose da vacina em suas casas. Para fazer a solicitação, basta o responsável comparecer à usafa do bairro ou ligar na Divisão de Vigilância Epidemiológica, das 9 às 16 horas, pelos telefones: 3496-2449 ou 3496-2433.
Não é brinquedo — Este ano, a campanha de vacinação de idosos pelo Estado tem o “trapalhão” Dedé Santana, 71 anos, como garoto-propaganda. O slogan é “Não brinque com a sua saúde. A gripe é uma doença séria e deve ser prevenida”.
O humorista afirma que aceitou participar da campanha por acreditar na importância da prevenção. “É uma vacina importante para os mais velhos. Uma maneira simples de cuidar da saúde”, disse. A meta é vacinar 3,5 milhões de idosos, o que representa 80% da população com mais de 60 anos em todo o Estado.
A doença — A gripe é uma doença séria quando atinge uma pessoa de mais idade e pode se agravar, levar à internação e até a morte. Ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e não existe remédio para curá-la, apenas para aliviar seus sintomas. A vacinação é a maneira mais eficaz de reduzir este risco.
Se não houver complicações, tende a passar sozinha. A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina anualmente, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente. É também possível preveni-la melhorando as defesas do corpo, através de exercícios físicos e boa alimentação.