Na primeira partida sem a presença de seu capitão Rogério Ceni, fora dos gramados por seis meses por conta de uma lesão no tornozelo, o São Paulo foi derrotado na Colômbia, pelo Independiente Medellín, por 2 a 1, mas segue na liderança do Grupo 4 da Copa Libertadores.
Preocupado em reverter a vantagem do Corinthians na semifinal do Paulista, o técnico Muricy Ramalho poupou quase todos os seus titulares e levou apenas cinco jogadores para o banco de reservas em Medellín.
Mesmo com a derrota, o São Paulo segue em primeiro na sua chave, com 10 pontos ganhos. O Independiente Medellín se manteve no segundo lugar, com sete pontos. O time tricolor precisa apenas vencer o América de Cali, no Morumbi, na última rodada, para garantir a primeira posição do Grupo 4.
Aproveitando a falta de entrosamento da defesa tricolor, formada por Aislan, Renato Silva e Rodrigo, os colombianos abriram o placar aos 15min. Restrepo fez excelente lançamento da intermediária para Cabrera, livre na área. O atacante chutou cruzado e mandou no canto direito do gol de Bosco.
O time da casa aproveitou bobeira da zaga tricolor para ampliar aos 26min. Depois de cruzamento de Mosquera, Arías ajeitou de cabeça e Castillo chutou cruzado pela esquerda, a bola desviou em Rodrigo e entrou no canto direito do gol de Bosco.
O São Paulo diminuiu a desvantagem aos 39min. Dagoberto fez boa jogada e tocou para André Lima que, de primeira, arrematou da entrada da área e fez um belo gol no Girardot. No segundo tempo, o São Paulo pressionou, mas não conseguiu o gol de empate fora de casa, sofrendo sua primeira derrota na Libertadores deste ano.
FICHA TÉCNICA
Independiente Medellín 2 x 1 São Paulo
Gols
Independiente Medellín: Cabrera, aos 15min, e Castillo, aos 26min do 1º tempo
São Paulo: André Lima, aos 39min do 1º tempo
Lance polêmico
Aos 20 min do segundo tempo, Wellington colocou bola para André Lima, que avançou na área e chutou para dentro do gol, mas o auxiliar apontou impedimento duvidoso do atacante
Lance bizarro
Aos 24min, Dagoberto cobrou falta sem muita força, mas o goleiro Bobadilla vacilou, deixando a bola escapar de forma grotesca, quase causando o segundo gol do São Paulo
Ponto Forte do Independiente Medellín
A boa atuação de Restrepo, que dominou o meio-campo e deu bela assistência no primeiro gol do Independiente
Ponto Fraco do Independiente Medellín
Espaços deixados para as boas jogadas de André Lima e Dagoberto
Ponto Forte do São Paulo
Bela exibição de André Lima, que teve diversas chances de gol na partida
Ponto Fraco do São Paulo
Falta de entrosamento do setor defensivo, que bateu cabeça na primeira etapa
Personagem do jogo
Meia Restrepo, do Independiente Medellín
Destaque negativo do jogo
Falta dos titulares no São Paulo. Muricy Ramalho levou apenas cinco atletas para o banco de reservas.
Esquema Tático do Independiente Medellín
3-5-2
Bobadilla; Vanegas, Andrés Ortiz e Cuadrado (Calle); Iván Corredor, John Restrepo, Cañas, Castillo e Jair Benítez; Diego Cabrera (Arboleda) e Arías
Técnico: Santiago Escobar
Esquema Tático do São Paulo
3-5-2
Bosco; Rodrigo, Aislan e Renato Silva; Wagner Diniz (Wellington), Jean, Eduardo Costa (Oscar), Hugo e Richarlyson; André Lima e Dagoberto
Técnico: Muricy Ramalho
Cartões Amarelos
Independiente de Medellín: Cañas, Restrepo, Castillo, Arboleda e Ortiz
São Paulo: Dagoberto e Hugo
Árbitro
Carlos Vera (QUE)