São Caetano terá Pet Bus e Brigada Animal para atender animais vítimas de maus-tratos e abandono

 

ABCD - 25/03/2009 - 14:38:21

 

São Caetano terá Pet Bus e Brigada Animal para atender animais vítimas de maus-tratos e abandono

Propostas foram apresentadas e aprovadas pelo prefeito Auricchio após reunião com membros da comunidade protetora de animais

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Mais de 60 protetores, entre representantes de ONGs e protetoras independentes, todos envolvidos com a causa animal, participaram no último sábado, 21 de março, de uma reunião no auditório da Universidade São Caetano do Sul para discutir medidas tanto para a cidade como para o Grande ABC que visem a proteção e o bem-estar animal na região. A reunião foi coordenada pela ativista Andréa Brock e por Regina Maura, a pedido do prefeito de São  de Caetano e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, José Auricchio Junior. Ambas são assessoras do prefeito. Participaram também da reunião o diretor da Vigilância à Saúde de São Caetano, Dr. Edson Raddi e a veterinária responsável pelo CCZ de São Caetano, Dra. Melissa Vautier, além de membros do Comitê para Controle Populacional e Proteção de Animais, criado pelo prefeito Auricchio em fevereiro desse ano.

O evento teve duas etapas, onde foram sugeridas ações para serem implantadas no município, e projetos que serão levados pelo prefeito José Auricchio Junior para discussão no Consórcio Intermunicipal, que engloba os sete prefeitos do Grande ABC.

Com a criação do Comitê para Controle Populacional e Proteção de Animais, algumas ações já estão sendo elaboradas na cidade de São Caetano como disponibilizar através do site oficial da Prefeitura de São Caetano um link com fotos e dados dos animais que se encontram para adoção no CCZ de São Caetano. O Comitê tem como metas realizar castração de animais de rua e de população de baixa renda, fazer um senso para detectar o número de animais no município, aplicar  micro-chip nos animais e realizar campanhas institucionais nas escolas a fim de educar as crianças sobre a importância da castração, do combate aos maus-tratos aos animais e também sobre a importância da Posse Responsável.  “Também iremos construir solarium e um gatil de alvenaria, além de novos canis para abrigar os animais já liberados para adoção”, afirmou o diretor de vigilância à Saúde de São Caetano, Dr. Edson Raddi.

Outra novidade é que o programa Bairro a Bairro, feito pela Prefeitura de São Caetano, contará com um espaço para adoção de animais e campanhas de conscientização sobre a importância do bem-estar animal.

Para a ativista Andréa Brock, a reunião foi extremamente positiva "Podemos dizer que pela primeira vez na história da causa animal na região  conseguimos reunir tantos ativistas importantes que lutam não só na região como na Capital", afirmou a ativista, que pertence ao Clube dos Vira-Latas, entidade que abriga quase 400 animais vítimas de maus-tratos em abandono em Ribeirão Pires.

A médica Regina Maura propôs aos presentes que voluntários criassem uma Brigada Animal para atuarem junto à Defesa Civil, para atendimento 24 horas de animais vítimas de maus-tratos e doentes. Para isso, Maura falou sobre a possibilidade de fazer um convênio com uma universidade para que esses animais possam contar com atendimento especializado.

Outra proposta apresentada por Regina Maura e já aprovada pelo prefeito Auricchio é transformar o ônibus oftalmológico em um Pet Bus para atendimento nos bairros como vacinas, vermifugação, atendimento à maus-tratos, medicação, entre outros. "Como o prefeito Auricchio inaugurou recentemente o Centro Oftalmológico na cidade, podemos transformar o ônibus oftalmológico em Pet Bus", afirmou Maura.

Sobre propostas regionais, os protetores deverão encaminhar ao prefeito José Auricchio Júnior, presidente do Consórcio, um protocolo de ações abolicionistas e de bem-estar animal sugerindo que os municípios façam leis de proibição de rodeios e espetáculos que envolvam animais, proibição de venda de animais silvestres, leis contra a vivissecção (utilização de animais como cobaias para finalidades de estudos), proibição de uso de cavalos em carroças, criação de um Conselho Regional de Proteção Animal, entre outras propostas. “É um grande absurdo a região que é considerada a Capital do Automóvel, e que conta com as maiores montadoras do mundo, ter cavalos puxando carroças nas ruas. Além desses animais serem vítimas de maus-tratos, pois caminham por horas de um município a outro e são “descartados” quando não agüentam mais, os municípios têm que investir em programas de inclusão desses catadores para que eles sejam recicladores do lixo”, afirmou a assessora do prefeito Auricchio e ativista da causa animal, Andréa Brock.

Estiveram presentes, além de protetores voluntários, representantes das ONGs Arca de Noé, de São Caetano, Clube dos Vira-Latas, de Ribeirão Pires, Mountaract, de Santo André, Projeto Esperança Animal (PEA), de São Paulo, Grupo de Apoio aos Animais Maltratados e Abandonados (GAAMA), de São Bernardo do Campo, Associação Protetora de Animais de São Caetano do Sul (APACS), NIPA, Ajuda Animal, de Ribeirão Pires, Homem-Natureza e Toninho das Abelhas.

Próxima reunião: no próximo sábado, 28 de março, às 10h, no Paço Municipal de São Caetano, os representantes das entidades de proteção animal (um de cada) se reunirão para elaborar o protocolo de intenções de leis de proteção animal para a região que será entregue ao presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, prefeito José Auricchio Junior, de São Caetano do Sul. Para essa reunião é necessário confirmação de presença através do e-mail andrea.brock@saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo telefone 4233-7476 (com sra Rita).

Já no outro sábado, 4 de abril, todos os protetores estão convidados a participarem da reunião que irá aprovar e finalizar o documento elaborado para ser encaminhado ao Consórcio Intermunicipal. A reunião, em local a ser definido, também terá início 10h.   

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo