A possível volta ao PT do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares tem rejeição de menos de um terço dos membros do Diretório Nacional da legenda, segundo pesquisa feita pelo jornal Folha de S.Paulo. O ex-tesoureiro, apontado como integrante do esquema do mensalão, foi expulso do partido na época do escândalo, em 2005.
A pesquisa ouviu 75 dos 84 membros da instância que decidirá sobre a volta de Delúbio. Dos entrevistados, 25 petistas aceitam a volta do ex-tesoureiro, contra 20 que não aceitam. Estão indecisos 28, e dois não disseram a opção. Nove não foram encontrados.
O retorno de Delúbio será aprovado caso ele receba voto favorável da maioria simples do diretório. A reunião deverá ocorrer no dia 23 de maio. Nesta terça-feira, a Executiva petista fará uma primeira discussão do tema.
Na última quarta-feira, Delúbio entregou ao presidente da sigla, Ricardo Berzoini, uma carta de três parágrafos em que pedia para voltar ao partido. Berzoini teria prometido a Delúbio que colocará o pedido em votação na próxima reunião do diretório, em maio. Além da carta entregue ao presidente do partido, o ex-tesoureiro também visitou gabinetes petistas no Congresso.
Delúbio Soares está entre os 40 réus do processo sobre o mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, ele estaria no núcleo principal do esquema, que consistiria no pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político.