Com 9 em campo, PSG desbanca o Bayern por 2x0 e Real Madrid derrota o Borussia por 3x2 e se classificam para a semifinal
Da Redação com agências
Foto(s): Divulgação / Fifa
Nem mesmo a expulsão de dois jogadores impediu mais uma vitória da equipe francesa, que está nas semifinais do Mundial
Paris Saint-Germain 2 x 0 FC Bayern de Munique
Quartas de final
Data: 5 de julho, sábado Local: Mercedes-Benz Fashion, em Atlanta (EUA) Gols do Paris Saint-Germain: Desiré Doué (33' do 2ºT) e Ousmane Dembélé (51' do 2ºT) Expulsões do Paris Saint-Germain: Willian Pacho (36' do 2ºT) e Lucas Hernández (47' do 2ºT) Jogador da Partida: Desiré Doué (Paris Saint-Germain)
Paris Saint-Germain e Bayern de Munique deram uma aula de futebol moderno em Atlanta. Muita marcação alta, trocas de passe em velocidade e intensidade nos momentos defensivo e ofensivo do jogo deram o tom no confronto válido pelas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA 2025™.
E quem se deu bem nessa demonstração daquilo que há de melhor na versão 2025 do jogo foi o PSG. Campeão de todas as competições que disputou na atual temporada, o time francês despanchou o gigante alemão e está agora a dois jogos de comemorar seu quarto título em 2024/25.
Nem mesmo o fato de ter terminado a partida com dois jogadores a menos (Willian Pacho e Lucas Hernández foram expulsos) impediu mais uma grande vitória parisiense.
O vencedor da Liga dos Campeões da Europa, do Campeonato Francês e do Troféu dos Campeões (Supercopa da França) agora aguarda o confronto entre Real Madrid C.F. e Borussia Dortmund para conhecer seu adversário por vaga na decisão do Mundial. A outra semifinal já está definida: Fluminense FC x Chelsea FC.
O jogo
O equilíbrio deu a tona no confronto das quartas de final desde os minutos iniciais de jogo. O PSG aproveitou uma roubada de bola no campo de ataque para ter sua primeira chance logo aos 3 minutos, com Desiré Doué. O Bayern respondeu aos 27 minutos, em chute cruzado de Michael Olise, espalmado por Gianluigi Donnarumma.
Mas a grande oportunidade da primeira etapa foi mesmo parisiense. Khvicha Kvaratskhelia saiu costurando defensores alemães dentro da área e finalizou cara a cara com Manuel Neuer. O capitão do Bayern conseguiu impedir o gol com os pés.
O último lance antes do intervalo foi também o mais trágico. Jamal Musiala dividiu uma bola na linha de fundo com Donnarumma e levou a pior. Jogadores dos dois times foram ao desespero com o que pareceu ser uma grave lesão do meia-atacante bávaro, que precisou ser substituído.
Apesar do desgaste físico, a intensidade não caiu no segundo tempo. Mas houve uma mudança crucial nas ações: o PSG passou a se impor mais sobre o Bayern.
Os franceses quase marcaram aos 4 minutos, com Bradley Barcola perdendo chance sozinho na frente de Neuer. Depois, Ousmane Dembélé chutou para fora com um gol vazio pela frente. E, aos 33 minutos, em mais uma bola recuperada pelos atuais campeões europeus já no campo de ataque, Doué enganou o goleiro do Bayern com um chute no cantinho.
As expulsões de Pacho e Lucas Hernández recolocaram o Bayern na partida. Mas, por pouco tempo... Mesmo com inferioridade numérica, o PSG conseguiu ampliar e definir a classificação às semifinais, em uma bela jogada de Achraf Hakimi concluída por Dembélé.
"Quando você tem um jogador a mais ou a menos, muda muita coisa. Depois dos cartões vermelhos, olhei para os meus companheiros e vi todos dizendo que iríamos defender até o fim. Naquele momento, tive certeza de que venceríamos a partida." Marquinhos, capitão do Paris Saint-Germain
"Eram dois times de ponta. No fim das contas, partidas como essa são decididas em pequenos detalhes. Esses detalhes não foram do nosso agrado, e é assim que se perde um jogo. Nunca desistimos e eu continuei acreditando até o apito final que poderíamos empatar." Konrad Laimer, jogador do Bayern de Munique
Escalações oficiais
Paris Saint-Germain
Gianluigi Donnarumma; Achraf Hakimi, Marquinhos (c), Willian Pacho e Nuno Mendes; João Neves, Fabián Ruiz (Warren Zaire-Emery) e Vitinha; Bradley Barcola (Ousmane Dembélé), Desiré Doué (Lucas Hernández) e Khvicha Kvaratskhelia (Lucas Beraldo) Técnico: Luis Enrique
FC Bayern de Munique
Manuel Neuer (c); Konrad Laimer, Dayot Upamecano, Jonathan Tah e Josip Stanisic (Sacha Boey); Johua Kimmich e Aleksandar Pavlovic (Leon Goretzka); Michael Olise, Jamal Musiala (Serge Gnabry) e Kingsley Coman (Thomas Müller); Harry Kane Técnico: Vincent Kompany
Com cara de Xabi Alonso e golaço de Mbappé, Real vence Borussia e está na semi
Em jogo de cinco gols, três deles nos acréscimos do segundo tempo, Real vence o Dortmund e enfrentará o Paris Saint-Germain na semifinal.
Real Madrid 3 x 2 Borussia Dortmund
Quartas de final
Data: 5 de julho, sábado Local: Estádio MetLife, em Nova York-Nova Jersey (EUA) Gols do Real Madrid: Gonzalo García (10' do 1ºT), Fran García (20' do 1ºT) e Kylian Mbappé (45+4' do 2ºT) Gols do Borussia Dortmund: Maximilian Beier (45+3' do 2ºT) e Serhou Guirassy (45+8' do 2ºT, pen.) Cartão vermelho: Dean Huijsen (45+5' do 2ºT, Real Madrid) Jogador da Partida Michelob Ultra: Fran García (Real Madrid)
O primeiro gol do jogo foi marcado por Gonzalo García, xodó do técnico. O segundo veio de um cruzamento de um ala finalizado pelo outro. O terceiro foi marcado nos acréscimos, um golaço de Kylian Mbappé – o primeiro gol dele no torneio após se recuperar de uma gastroenterite. Diante do Borussia Dortmund, pelas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA 2025™, o Real Madrid mostrou as digitais de seu novo comandante. A vitória por 3 a 2 no Estádio Metlife, em Nova York-Nova Jersey, foi um triunfo típico de Xabi Alonso.
Com o resultado, o Real se garantiu na semifinal, onde terá mais um embate europeu pela frente -- o quarto de sua campanha no Mundial. Após vitórias contra FC Salzburg, Juventus e Dortmund, os madrilenhos terão o Paris Saint-Germain pela frente, em duelo que vale vaga na decisão.
O jogo
Repetindo seus 11 iniciais das oitavas de final contra a Juventus, o Real Madrid começou a partida sem perder o fôlego de suas três vitórias consecutivas no Mundial. Ocupando o campo de defesa do Dortmund e rondando a área com passes que circulavam entre as duas laterais, não demorou para que o marcador fosse alterado.
Aos dez minutos, Arda Güler, escolha de Xabi Alonso para substituir Luka Modric em seu time base, encontrou um lindo cruzamento para Gonzalo García, mais uma aposta do técnico, concluir para a rede. Este foi o quarto gol dele na competição, igualando o total de gols marcados por Ángel Di María, do Benfica, e Marcos Leonardo, do Al Hilal.
Pouco tempo depois, aos 20, o Real Madrid voltou a balançar as redes -- e dessa vez com a marca registrada de Xabi Alonso. Em uma combinação que aterrorizou a Alemanha com Jeremie Frimpong e Alejandro Grimaldo, a jogada saiu dos pés de Trent Alexander-Arnold, pela direita, para encontrar a finalização de Fran García, que apareceu dentro da área na segunda trave.
FRAN GARCÍA MAKES IT TWO FOR REAL MADRID!
The left-back with a thunderous finish. Madrid doubling their lead at MetLife! pic.twitter.com/TM9HjI3ZbT
Com a vantagem no placar, o Real Madrid parecia confortável para administrar sua vantagem no segundo tempo. Mas uma vitória não tem a assinatura de Xabi Alonso se não tiver gol nos acréscimos. De preferência, mais de um. O jogo ficou alucinante nos minutos finais da partida.
Maximilian Beier, aos 48 minutos, diminuiu o placar e abriu a caixa de Pandora da partida.
O Real respondeu imediatamente, com um golaço de Kylian Mbappé. O francês, que ficou de fora das três primeiras partidas com um quadro viral, marcou pela primeira vez no Mundial de Clubes.
QUE GOLAZO!!!!
MBAPPÉ GOES AIRBORNE! HE'S BACK!
Overhead kick. Back of the net. Instant classic. Superstar stuff from Kylian. pic.twitter.com/lx646RuR5w
O jogo parecia decidido mais uma vez, mas, na saída de bola, Serhou Guirassy entrou na área e foi derrubado por Dean Huijsen, que cometeu pênalti e foi expulso. O próprio Guirassy bateu e converteu, chegando também a quatro gols no Mundial.
RED CARD – HUIJSEN SENT OFF!
Penalty to Borussia Dortmund after the foul — Real Madrid down to 10! Huge moment late in the match. pic.twitter.com/yZQDI45nz9