-->


 

Internacional - 01/12/2018 - 00:17:49

 

Morre aos 94 anos o ex-presidente dos EUA George H.W. Bush

 

Da Redação com agências

Foto(s): ERIC GAY / AP / REX / SHUTTERSTOCK

 

O ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush (1989-1993) morreu aos 94 anos nesta sexta-feira (30)

O ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush (1989-1993) morreu aos 94 anos nesta sexta-feira (30)


O ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush (1989-1993) morreu aos 94 anos nesta sexta-feira (30). A informação foi confirmada em comunicado pelo filho e também ex-presidente, George W. Bush (2001-2009). "Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", disse George W. Bush no comunicado.

O falecimento ocorreu às 22h10 e foi anunciado por um porta-voz da família, Jim McGrath.

Pouco depois da morte do pai, George W. Bush, que foi o 43º presidente do país, divulgou uma declaração nas redes sociais, em seu nome e no de seus irmãos:

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu estamos tristes em anunciar que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu. George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir. Toda a família Bush é profundamente grata por sua vida e amor, pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo papai, e pelas condolências dos nossos amigos e concidadãos."

Bush morreu oito meses depois da mulher, a ex-primeira-dama Barbara Bush, com quem esteve casado por 73 anos. Em comunicado, o escritório presidencial de Bush informou que os detalhes do funeral serão anunciados tão logo seja possível.

George H.W. Bush foi piloto de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, congressista, embaixador na Organização das Nações Unidas (ONU), diretor da CIA (Agência Central de Inteligência), vice-presidente de Ronald Reagan entre 1981 e 1989 e pôs fim a uma carreira política de quatro décadas como presidente.

Da Casa Branca, Bush liderou o fim da Guerra Fria, a primeira guerra do Golfo e a invasão do Panamá enquanto a União Soviética se dissolvia e a Alemanha se reunificava.

Os triunfos diplomáticos e bélicos não lhe bastaram para conseguir a reeleição e, em 1993, entregou ao democrata Bill Clinton as chaves da Casa Branca e se retirou para sua casa em Houston, no Texas, junto com sua esposa.

Doença

Bush sofria um tipo de Parkinson que lhe impedia de caminhar e o deixou em uma cadeira de rodas nos seus últimos anos de vida, nos quais suas entradas e saídas do hospital foram constantes, principalmente por problemas respiratórios.

Em 2016, nem Bush pai nem Bush filho apoiaram o candidato republicano e agora presidente, Donald Trump, e, segundo algumas informações, ambos votaram na democrata Hillary Clinton. Trump não compareceu ao funeral de Barbara Bush em abril.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Atirador de Campinas trabalhou como auxiliar da Promotoria de SP


Atirador mata quatro pessoas na Catedral de Campinas e se suicida


Comissão da Câmara aprova restrição de foro privilegiado a chefes dos três Poderes


Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet


Vagas do Mais Médicos são reabertas


Maioria do TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro