-->


 

ABCD - 31/08/2018 - 20:02:34

 

Em São Bernardo, Ministro do STF apresenta palestra sobre os 30 anos da Constituição Federal

 

Da Redação com agências

Foto(s): Omar Matsumoto / Arquivo

 

Convidado pelo prefeito Orlando Morando, ministro Alexandre de Moraes compartilha seu conhecimento sobre a Carta Magna para mais de 1.700 estudantes da Faculdade de Direito

Convidado pelo prefeito Orlando Morando, ministro Alexandre de Moraes compartilha seu conhecimento sobre a Carta Magna para mais de 1.700 estudantes da Faculdade de Direito


Conhecida como a “Constituição Cidadã”, a Constituição Federal completa 30 anos de sua promulgação em 5 de outubro. Para celebrar esse importante momento da democracia brasileira e também o aniversário de 465 anos de São Bernardo, o ministro do STF (Superior Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, participou de uma conferência sobre as três décadas da Carta Magna nesta sexta-feira (31/08), no auditório do Cenforpe, para mais de 1.700 estudantes da Faculdade de Direito de São Bernardo.  

A conferência também contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), Carlos Eduardo Cauduro Padim, que também é professor da Faculdade de Direito São Bernardo, e de seu diretor, Rodrigo Gago, da primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, dos secretários municipais, vereadores, autoridades e membros da sociedade civil.

Moraes foi convidado pelo prefeito Orlando Morando em uma agenda realizada em Brasília (DF), em 6 de junho. “É uma grande alegria que recebemos o ministro do STF. Fizemos esse pedido por meio do dr. Rodrigo Gago, diretor da Faculdade de Direito. O ministro Alexandre de Moraes é um expoente do STF, sendo o mais jovem a integrar essa corte. Possui uma carreira jurídica exemplar, reconhecido no meio acadêmico e uma vasta experiência no Poder Executivo como secretário municipal, de Estado e Ministro. É um profundo conhecedor da Constituição Federal. Tenho certeza de que os alunos da Faculdade de Direito se beneficiarão do vasto conhecimento  compartilhado por ele”, afirmou o prefeito Orlando Morando. 

Pouco antes de iniciar sua palestra, Moraes lembrou de quando foi promotor criminal na cidade, entre os anos de 1993 e 1994, no período em que o Fórum ficava localizado onde hoje é a Pinacoteca de São Bernardo. Nesse período, também ministrou cursos preparatórios para os promotores da região, na Faculdade de Direito. Para o ministro, o Brasil conquistou inúmeros avanços graças à promulgação da “Constituição Cidadã”, como foi nominada pelo ex-deputado Ulisses Guimarães, que foi o presidente da Câmara Federal durante a Assembleia Constituinte. 

“A redemocratização e a Constituição colocaram o Brasil nos trilhos. Avançamos muito, com a universalização da Educação e a implantação do SUS. Sei que o SUS precisa de aprimoramento, mas o que grande parte da população não sabe é que mais avançada que o Obamacare. Demos um salto de qualidade nesses 30 anos, mas ainda precisamos evoluir muito. E isso só será possível após a Reforma Política”, afirmou. 

Rodrigo Gago, diretor da Faculdade de Direito, não escondeu a satisfação em ver o grande público no auditório. “Isso demonstra o interesse de nossos alunos em saber ainda mais sobre a Constituição Federal. Esse dia entrará para a história da instituição, pois recebemos um ministro e um professor renomado. Isso dá ainda mais prestígio à nossa Faculdade”, finalizou.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Atirador de Campinas trabalhou como auxiliar da Promotoria de SP


Atirador mata quatro pessoas na Catedral de Campinas e se suicida


Comissão da Câmara aprova restrição de foro privilegiado a chefes dos três Poderes


Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet


Vagas do Mais Médicos são reabertas


Maioria do TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro