Praias de Santos passam a ser geridas pela prefeitura a partir do dia 21 de agosto


 

Litoral - 21/08/2017 - 16:43:21

 

Praias de Santos passam a ser geridas pela prefeitura a partir do dia 21 de agosto

Praias de Santos passam a ser geridas pela prefeitura a partir do dia 21 de agosto

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Praias marítimas urbanas de Santos

Praias marítimas urbanas de Santos


As praias marítimas urbanas de Santos passam a ser geridas a partir de hoje (21) pela prefeitura da cidade. O termo de adesão foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Por meio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a União transferiu a gestão das praias, situadas desde a divisa com São Vicente até o Aquário Municipal, para a prefeitura. Segundo a prefeitura, neste trecho está excluída a plataforma do emissário submarino.

Segundo o Ministério do Planejamento, o objetivo do termo de adesão é estabelecer condições para uma melhor gestão dos espaços litorâneos. Com essa transferência, caberá ao governo municipal autorizar e firmar contratos de permissão e de cessão de uso, incluindo sua exploração econômica, tal como a instalação de quiosques na orla. A autorização valerá pelo período de 20 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

As prefeituras que firmarem o acordo com a União vão receber integralmente as receitas provenientes das permissões de uso. Os municípios poderão gerenciar o uso das praias, mas não será permitido transferir o seu domínio ou titularidade, já que as áreas ainda são propriedade da União.

A transferência de gestão foi permitida pelo artigo 14 da Lei 13.240, de dezembro de 2015. Para que o município comece a gerir a praia marítima urbana, é preciso que o prefeito manifeste o interesse e preencha o requerimento disponível no portal de serviços da Secretaria do Patrimônio da União na internet .

Além de Santos, Vitória também já está gerindo suas praias urbanas. Outros 21 municípios brasileiros preencheram o termo de adesão e aguardam a resposta da secretaria.

A prefeitura de Santos informou que, a partir de agora, terão início as reuniões para a criação do Comitê Gestor da orla para organizar as legislações atuais e o cumprimento do que foi estabelecido entre o município e a União.

Mapa Praias Santos-SP

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias



Lula e Gilberto Carvalho se tornam réus por corrupção passiva


MPF pede manutenção da prisão preventiva de Jacob Barata Filho


MTST ocupa portaria do Ministério da Fazenda em protesto contra ajuste fiscal


Raquel Dodge apresenta procuradores que vão atuar na Lava Jato


Trump diz na ONU que Coreia do Norte 'será destruída' se ameaças continuarem


3,4% aprovam governo Temer e 75,6% reprovam, aponta pesquisa CNT